1) Minha Empresa é um Perfil
Talvez este seja o mais tradicional dos erros atualmente no Facebook.
As empresas, desconhecendo as opções, acabam criando um perfil de sua
marca como se fosse uma “pessoa física”. A partir daí, preenchem as
informações e passam a adicionar os amigos para serem seguidores de uma
determinada marca.
Mas é preciso entender que o Perfil em si não oferece tantos
atrativos quanto uma Fan Page. Com a página, os usuários podem curtir e
explorar mais aplicativos que você oferecer. Além disso, as Fan Pages
trazem um analytics interno para observar o engajamento dos usuários e
os locais de maior acesso.
Como o próprio nome já diz, as páginas de fãs
são voltadas para empresas e personalidades, uma vez que os usuários
que as acompanham, de fato, serão tratados como adeptos daquela marca ou
pessoa em questão.
A migração os amigos de
um Perfil para uma Fan Page precisa acontecer e
deve ser feita, infelizmente, de maneira manual.
Crie uma Fan Page, preencha as principais informações e, depois, volte ao perfil para avisar toda sua rede de amigos.
Envie uma mensagem para todos convidando a curtir a Fan Page, comunique
em seu mural do perfil que está fazendo a migração. Divulgue em seu
site e rede social.
É preciso reconhecer que você errou e, por isso, deve correr atrás para colocar as coisas nos trilhos.
2) Deixando de Ganhar Links
A Fan Page do Facebook oferece alguns espaços para encaixar links marotos para seu blog/site.
Ainda que seja ‘nofollow’, é extremamente relevante apontar referências
dentro de sua página de fãs. Um dos erros mais comuns das pessoas ao
trabalhar dentro da rede social é ignorar a caixa de informações.
Alguns usuários tendem até mesmo a não acrescentar qualquer texto ali
na box colocada à esquerda, abaixo do logo da página. Outros preenchem,
mas não notaram que, ao colocar uma url completa (com http), ela se
torna um link.
Outro ponto de links é a aba de informações sobre a empresa. Parece
estúpido, mas há pessoas que criam fan pages e ignoram quaisquer abas
que não seja a do Mural, principal fonte de divulgação de conteúdo.
3) Trabalho Manual: Pra Que?
O desconhecimento das capacidades do Facebook leva uma empresa a um
limitado trabalho na rede social. A falta de exploração e conhecimento
faz com que um profissional responsável pela fan page fique apenas
divulgando links no mural e compartilhando informações com os
seguidores.
É preciso abrir a cabeça e entender que existem diversos apps dentro
do Facebook responsáveis por fazer este e outros trabalhos de forma
automática para você, deixando-o livre para explorar novas formas de
interação dentro da fan page.
A principal aplicação a ser agregada à uma fan page é a do RSS.
Qualquer app de feed fornece a linkagem entre seu blog/site com sua
página. Assim, a cada atualização, o aplicativo publicará de forma
simultânea no Facebook, já com uma pequena imagem, descrição e link.
Recomenda-se o uso do app RSS Graffiti,
que apresenta para o administrador da página métricas de cada post
publicado automaticamente (número de cliques e comentários).
4) Sem FBML, Sem Atrativos
A linguagem FBML (Facebook Markup Language) é importante para
uma fan page. Além de dar a possibilidade de se trabalhar com códigos e
inserir peças customizáveis, o FBML dá caracterização única a uma
página.
Nada mais atrativo para o usuário do que ser recebido com uma arte,
um vídeo, uma montagem com cara de uma página oficial. Apesar do
Facebook oferecer diversas abas, ter aquele visual padrão não é tão
positivo quanto criar uma imagem ou uma espécie de “landing page” para a
fan page.
Adicionar o FBML
é simples. Talvez a tarefa mais difícil seja trabalhar com ele. A
linguagem do Facebook apresenta códigos próprios, mas sua inserção
também aceita diversos códigos HTML. Por isso, tenha em sua equipe um
designer que conheça a programação e saiba criar peças interessantes.
Caso não seja possível, já existem páginas que oferecerem templates
prontos para selecionar e colar em sua fan page, bastando apenas adaptar
as imagens e o conteúdo ao seu negócio. Nosso amigo Juan Felix enviou, via twitter, alguns exemplos.
5) Desconsideração aos Fãs
Por fim, não adianta trabalhar todos os erros acima se você não é uma
pessoa/empresa presente no Facebook. Muita gente insere sua comunidade,
marca e perfil dentro da rede social apenas para fazer número, dizer-se
presente, mas deixar de interagir e engajar com os amigos e seguidores é um dos grandes pecados.
Não se esqueça de seus fãs. Ofereça a ele sempre bons conteúdos, com
atualizações frequentes. Peça para que ele participe com você através da
aba de Discussões ou até mesmo da liberação para postagem em seu Mural.
Se você, dono de empresa, não possui tempo para trabalhar sua marca
no Facebook, coloque um funcionário responsável para ser a voz dentro da
rede. Além dos aplicativos de Feed, a troca de mensagens e informações
de forma manual também é bastante importante.
Uma dica: procure engajar seu nome com o seu nicho de atuação.
Procure comunidades do assunto que você trabalha e faça posts. Mencione
também os usuários e outras páginas relacionadas através do tradicional
uso do @ (@nomedapágina). Assim, os perfis mencionados saberão que você
os envolveu em determinado post.
A popularização do Facebook no Brasil dá passos largos e é natural
que diversos erros aconteçam. De qualquer modo, é importante cortar cedo
alguns vícios que podem acarretar em problemas para o futuro de seu
negócio na rede social.
ref. agenciamestre.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário