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terça-feira, 13 de maio de 2014

Como Criar um Mapa do Google Com Dados do Excel e Fusion Tables


Muitos sites hoje em dia tiram proveito do poder do Google Maps para exibir localização baseada em informação. Em muitos casos, isso ajuda as pessoas a usarem o site para obter mais conhecimento sobre essa informação ao procurar visualmente por locais em um mapa em vez de em uma lista. Era comum que isto estivesse disponível apenas a desenvolvedores web, que tinham o conhecimento e meios para colocar seus dados para serem usados com o Google Maps, mas agora praticamente qualquer um, mesmo com poucos conhecimentos em informática, pode aproveitar esta ferramenta, facilitando assim a vida de quem trabalha com roteiros de visitas, lojas, e viagens!!!!

Siga os passos abaixo e você poderá ter um mapa interativo do Google em seu site com base em seus próprios dados de uma planilha do Excel.

Passos

 
1) Reúna suas informações. Há diversos formatos que poderiam ser usados, mas nós usaremos uma planilha de Valores Separados por Vírgula (Comma Separated Value - .csv) como as do Excel para organizar nossos dados. Você pode colocar qualquer tipo de informação que possa ser útil neste arquivo .csv, mas certifique-se de incluir o endereço completo em um campo. Baixe o arquivo modelo “address.csv” sugerido nas “Fontes e Citações” abaixo. A seguir está um exemplo de como uma linha de dados deve parecer: Joe's Diner, 1 Main St Lakewood NY 14750, 800-123-4567 Anúncio



2) Faça o login no Google Fusion Tables. Abra um navegador web e vá para http://www.google.com/fusiontables. Se você tiver uma conta Google, use-a para se logar. Caso contrário, precisará criar uma.




3) Uma vez logado, você verá uma lista de tabelas públicas. O que você fará primeiro será clicar no botão cinza “Nova Tabela” (New Table) que está à esquerda da tela. Isto abrirá um menu suspenso onde você selecionará “Importar Tabela” (Import Table).




4) A página “Importar” (Import) aparecerá em uma nova aba ou janela do navegador, então certifique-se de que nenhum bloqueador de pop-ups esteja ativo em seu computador. Nesta janela, você terá as opções de onde realizar a importação. “Deste Computador” (From This Computer) estará selecionado, que é o que você deseja, então clique no botão “Selecionar Arquivo” (Choose File). Isto lhe permitirá navegar em seu computador e selecionar o address.csv (ou qualquer arquivo .csv você queira usar) para realizar o upload ao site fusion tables. Uma vez que tenha selecionado, clique no botão “Próximo” (Next) no canto inferior direito.




5) Após clicar em “Próximo” (Next) seu arquivo .csv começará a ser carregado. Uma vez terminado, você verá uma prévisualização dos dados e todas as colunas na planilha. Haverá uma checkbox sobre cada coluna, então aquelas que você deseja importar deverão ser marcadas. Se sua planilha tiver uma linha de cabeçalho para os nomes das colunas, isso deve ser sabido e tal linha deve ser selecionada como cabeçalho. Clique no botão “Próximo” (Next).



6) A tela final de importação permitirá que você defina quaisquer descrições de tabela. Você pode deixar essas configurações como estão. Clique no botão “Finalizar” (Finish) no canto inferior direito para criar a fusion table.
  • Quando a importação estiver finalizada, você verá uma visualização de sua tabela de dados. Qualquer coluna que seja possível traduzir em uma localização de mapa estará destacada em amarelo e terá um pequeno ícone de globo próximo a ela quando o mouse estiver sobre tal campo. Em nosso arquivo addreess.csv, a coluna endereço está destacada. Se você clicar no globo, ele traduzirá o endereço em uma localização Latitude/Longitude. Mas não precisamos fazer isso, mais tarde o fusion table fará isso para nós!
  

  • Se sua tabela não tiver uma coluna destacada em amarelo, isso significa que o Fusion Tables não foi capaz de escolher automaticamente uma coluna que especifique uma localização. Para fazer isso, clique no menu Editar (Edit), então selecione Editar Colunas (Edit Columns). Daqui, você clicará na coluna que possui seus dados de localização. Após clicar, na direita você verá uma lista suspensa com o nome Tipo (Type). Selecione Localização (Location), então clique em Salvar (Save) no canto inferior esquerdo da tela. Depois disso, sua coluna deverá estar destacada em amarelo.

FusiontablesLoc.JPG




7) Para que as pessoas vejam estes dados fora do site FusionTables, teremos que “Compartilhá-los”. À direita da tela há um botão compartilhar (share); clique nele. Você verá que esta tabela está definida como privada, então você terá de alterá-la para “Não Listada” (Unlisted) ou “Pública” (Public) para que ela possa ser visualizada em seu site. É recomendado que você selecione “Não Listada” (Unlisted) - isto significa que você pode compartilhar os dados - mas as pessoas não podem pesquisá-los ou encontrá-los no site Fusion Tables. Depois de selecionar “Não Listado”, clique no X no canto superior direito para fechar esta tela.



8) Uma vez que você tenha seus dados de endereço e eles estejam no site do Google, é hora de mapeá-los! Isso é tão fácil que é quase errado. No Menu há as opções Arquivo (File), Ver (View), Editar (Edit), Visualizar (Visualize) e Fundir (Merge). Clique em “Visualizar” (Visualize) e então selecione “Mapa” (Map).
  • Seus dados de endereço agora estão automaticamente traduzidos em uma localização de mapa e um marcador foi colocado em um Mapa do Google para cada localização válida! 
 Fusion9_1.JPG

Fusion9_2.JPG

 

9) Clique no link à direita que diz “Obter Link Incorporável” (Get Embeddable Link). Isto exibirá uma caixa de texto com um código HTML gerado automaticamente para você colocar em sua página web. Perceba também que se você clicar em um marcador, todas as informações desse registro serão mostradas em uma janela de mensagens bem legal.

 

10) Você pode ter notado que nem todos os endereços foram traduzidos em uma localização de mapa. Clique no menu Visualizar (Visualize) e selecione “Tabela” (Table); você verá que as linhas que não foram traduzidas ainda estão destacadas em amarelo. Clique no ícone do globo próximo ao endereço e você será capaz de buscar manualmente e selecionar a localização correspondente.


11) Terminar. A imagem abaixo mostra o produto final ou você pode visitar http://www.chautauquahomes.us/wikihow/FusionTables/ para ver o exemplo online.
  • Se você sentir que gostou, pode clicar nos links “Configurar Janela de Informações” (Configure Info Window) ou “Configurar Estilos” (Configure Window) para customizar a aparência e a sensibilidade dos marcadores de mapa, além da janela de exibição de mensagem.

12) Movendo “manualmente” um marcador de mapa. Se seu marcador de mapa não foi colocado onde pensou que seria, você pode pesquisar manualmente no mapa pela localização exata! Visualize seus dados de fusão como uma Tabela, mova o cursor de seu mouse sobre a coluna que é usada como a localização do mapa e você verá uma imagem semelhante a um globo. Clique nele.


13) Use a janela Seletor de Localização (Location Selector) para buscar pela localização exata. Você verá um marcador vermelho para onde a localização atual está definida.


14) Use a caixa de texto para colocar um endereço e buscar com um clique no botão de pesquisa. Você verá os marcadores verdes mostrados no mapa lhe dizendo onde o Google pensa que é sua localização.



15) Continue mudando sua pesquisa até que seja exibido um marcador verde onde você quer que ele esteja, então clique nele e selecione “Usar Esta Localização” (Use This Location)
ref. http://pt.wikihow.com

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