“Wipe significa “limpar” em Inglês. Por tanto, com uma limpeza, uma parte da memória interna do seu smartphone é apagada. Dependendo do que você deseja limpar, parte dos aplicativos baixados, configurações pessoais e definições do sistema são eliminados do sistema. Já os aplicativos pré-instalados são restaurados ao seu estado original. Depois da limpeza, seu smartphone vai se comportar como pela primeira vez que foi colocado em operação.
Atenção: antes de realizar uma Wipe - limpeza - do seu dispositivo móvel para liberar espaço no sistema, faça um backup dos dados do aparelho!* (leia os comentários abaixo)
Abaixo, você confere os métodos mais comuns para o modo Recovery, os quais você pode escolher dependendo da recuperação que utilizar:
- Wipe Data/Factory Reset: Apaga todos os seus dados pessoais e o sistema volta ao estado original.
- Wipe Cache Partition: Através desta opção apagamos a memória de cache. Os arquivos de cache são utilizados frequentemente para acesso rápido. Nenhum dado pessoal será excluído.
- Wipe Dalvik Cache: No Dalvik Cache está
localizada uma árvore de diretórios de todos os programas armazenados.
Além disso, você pode armazenar endereços e outros gráficos. Este método
é ótimo para aplicativos que ocupam muita memória RAM, já que parte
deles vão para a memória interna.
Através deste método também se perdem todos os arquivos pessoais.Fazendo o Wipe Dalvik Cache você não perderá nada que está salvo (contatos, game save...), mas estabilizará o aplicativo para a nova versão, em relação à compatibilidade com a anterior.
A Recovery ClockworkMod oferece diferentes opções de limpeza.
Por que fazer o Wipe? Qual deles é a melhor escolha?
Se não realizarmos uma limpeza prévio do dispositivo, após a instalação de uma ROM, ainda estará poluído por todo o sistema que tínhamos anteriormente. Isto pode causar vários acidentes, problemas e, em última análise, o sistema pode apresentar instabilidade. Portanto, é altamente recomendável um Wipe. O que significa que, antes de realizarmos uma Wipe temos que fazer um backup. Um backup é muito importante!- Ao alterar uma ROM, da original de fábrica (stock) para uma da CyanogenMod, devemos escolher a opção de fazer um "Wipe Data". Isto irá definir todo o nosso sistema completamente e podemos instalar a ROM personalizada de forma limpa e sem resíduos.
- Para atualizações menores da ROM, por exemplo, de CyanogenMod 9.0 para 9.1, ou para instalar uma nova Nightly, é suficiente optar pela função "Wipe Cache Partition" e "Wipe Dalvik Cache".
- Para uma atualização maior da ROM, da CyanogenMod 9 para CyanogenMod 10, se faz necessário optar pelo seguro e fazer um "Wipe Data". Em teoria, é suficiente apenas esvaziar a memória de cache e a Dalvik Cache, mas por experiência, o melhor é fazer a "Wipe Data", que pode ser mais trabalhosa, mas garantida.
Atrás do menu "Advanced" estão as opções adicionais, incluindo "Fix Permissions".
Um Wipe nos livra de muitos problemas ao instalar ROMs personalizadas (Custom ROMs). Se após a instalação você verificar alguns erros, acidentes ou problemas de arranque, limpar completamente o dispositivo de forma rápida e fácil sempre ajuda. Assim, o smartphone ou tablet vai funcionar como novo. Se depois de uma Wipe ainda existirem problemas com terminal, basta escolher "Fix Permissions" no menu de recuperação. Assim, os direitos de leitura e gravação de aplicativos e dados do sistema estarão configurados corretamente. Muitas vezes os erros vem daí.
Imagens: Nico Heister / AndroidPIT
(*) Atualizado 22.11.2012, às 8h40min (horário de Brasília).
ref. www.androidpit.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário