Google Translate

sábado, 12 de abril de 2014

Como bloquear sites indesejáveis de maneira rápida e fácil sem programa algum

  

Bloquear acesso a um determinado site ou endereço na internet pode ser mais fácil do que você imagina. Confira a dica nesta matéria.

Existe uma maneira muito simples de controlar o que pode e o que não pode ser acessado na internet através do seu computador. Não é necessário instalar nenhum programa. Você precisa apenas do "poderoso" Bloco de Notas do Windows (ou algum outro editor de textos comum).

O legal é que, não apenas usuários do computador ficarão restritos, mas também programas que se conectam a determinados lugares que você não deseja. Confira, a seguir, como fazer isso.

O arquivo HOSTS


O arquivo HOSTS, existente tanto no Windows quanto em outros sistemas operacionais, é um remanescente da antiga ARPANet1. Antes de inventarem o DNS2, era através dele que o sistema sabia que determinado nome estava associado a um endereço de rede (IP). Assim, ao invés de ter que decorar locais na rede como números, bastava digitar o nome do local que, automaticamente, o sistema leria este arquivo em busca do endereço IP correspondente.

A resolução de nomes pelo arquivo HOSTS caiu em desuso por se tornar inadequada para redes muito grandes. No entanto, ainda é o método preferencial dos sistemas operacionais para traduzir endereços IP em nomes "amigáveis". Ou seja, quando se faz uma requisição no navegador para qualquer endereço digitado, a primeira coisa que o sistema operacional faz é tentar verificar se este endereço pode ser
resolvido pelo arquivo HOSTS para, só em seguida, recorrer ao DNS caso não tenha obtido sucesso.

A sintax do arquivo HOSTS é igual para todas as plataformas. A primeira parte indica o endereço IP para onde se deseja direcionar um nome. A segunda parte é o próprio nome.

Exemplo: 127.0.0.1 www.endereço do site

No exemplo acima, em negrito, estamos direcionando o nome "localhost" para o endereço IP 127.0.0.1. O destino deste endereço é a própria máquina que fez a requisição. Ou seja, ao digitar "localhost" no navegador, você será direcionado ao servidor HTTP da própria máquina (caso haja um instalado).

Bloqueando os HOSTS


1. O primeiro passo é saber o endereço do site indesejável !!! Para isso tem-se que abrir o navegador ir ao site indesejável e copiar o endereço do mesmo na barra de endereços do navegador.

Para copiar o endereço é necessario grifar o endereço e em seguida no teclado apertar as teclas CTRL+C

 

2. Em seguida abra o Executar e escreva c:\windows\system32\drivers\etc\


        Windows:
        c:\windows\system32\drivers\etc\hosts

        Linux:
        /etc/hosts

       OS X:
       /etc/hosts
 


Encontre o arquivo chamado hosts, o qual será modificado. Dê um duplo-clique neste arquivo e quando o Windows perguntar com qual programa você deseja abrí-lo, indique o Bloco de Notas (Notepad)



  
3. Coloque o cursor no final da última linha (que deve começar com 127.0.0.1 ou ::1) e tecle Enter para adicionar uma nova linha. Digite 127.0.0.1, seguido de um espaço e o endereço do site que deseja bloquear. Por exemplo, se quer bloquear o acesso ao Facebook digite www.facebook.com.br após o espaço.


4. Se quiser bloquear mais sites, adicione novas linhas seguindo o mesmo esquema: 127.0.0.1, espaço e o endereço do site. Tenha em mente que com este método não é possível bloquear o acesso a apenas parte de um site. É tudo ou nada.

5. Salve o arquivo (clicando em Arquivo/Salvar) e pronto. Ignore avisos do seu software anti-vírus, que pode confundir sua modificação com a ação de um malware (que, às vezes, usa a mesma técnica para redirecionar acessos a um site legítimo para uma cópia sob o controle de malfeitores).


6. Feche quaisquer janelas do navegador que estejam abertas, reabra e tente acessar o site bloqueado. Ele não deve mais carregar. Se mais tarde você mudar de idéia e quiser desbloquear o acesso, basta apagar as linhas que adicionou.

 


ref. Claudia Nabuco
       http://www.superdownloads.com.br
       http://pcworld.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário